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Dr. Nutrição - Programa de emagrecimento.

Dr. Nutrição - Programa de emagrecimento
Olá, tudo bem?

Preste atenção! Aqui está o segredo!

O desiquilíbrio hormonal pode estar dificultando o seu emagrecimento!

Para emagrecer com saúde, rapidez e de forma sustentável, seus hormônios devem estar em equilíbrio, você precisa de uma quantidade adequada de proteína, carboidrato e gordura para atingir essa harmonia.

Proteínas

As proteínas são nutrientes que participam da multiplicação das células e, por isso, são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do corpo humano. Grande parte de nossos músculos, pele, unhas e olhos é formada de proteínas. São encontradas em todos os tipos de carne, como a das aves, dos peixes e também no leite e derivados, presunto e ovos. E algumas são de origem vegetal: feijão, soja, lentilhas, ervilhas, nozes e castanhas.

A recomendação é consumir fontes de proteína animal com baixo teor de gordura, como carnes brancas (aves e peixes), retirando-se sempre a pele. Evitar as frituras na dieta.

No caso da proteína vegetal, usar fontes de vegetais ricos em proteínas tais como feijão, nozes, cereais, etc.

Carboidratos (açúcares)

Os carboidratos são excelentes fornecedores de energia e, além disso, ajudam na fixação das proteínas. Por serem de fácil aproveitamento, a maior parte de nossa energia provém dos carboidratos, que são, também, a principal fonte de energia do cérebro. São encontrados nos cereais, macarrão, mandioca, batata, biscoitos, farinhas, milho, etc.

As fibras são de grande importância na manutenção de um baixo índice glicêmico e essenciais para um bom funcionamento do aparelho digestório. A fibra é encontrada principalmente nas cascas das frutas, nos vegetais em geral, nos cereais integrais como aveia, trigo, centeio, etc. e é fundamental em uma alimentação adequada.

Já quanto às massas, batata, mandioca, dê preferência às massas integrais e ao menor cozimento dos alimentos.

Lipídios (gorduras)

Também conhecidos como gorduras, os lipídeos são altamente energéticos. Desempenham funções energéticas, estruturais e hormonais no organismo. Gorduras e óleos conferem sabor, sensação de saciedade e ajudam na absorção de algumas vitaminas. Mas precisamos ficar atentos ao tipo de gordura que estamos ingerindo.

Assim, quanto às gorduras, a recomendação é consumir fontes de proteína animal com baixo teor de gordura, como carnes brancas (aves e peixes), retirando-se sempre a pele. Para temperar a comida, prefira azeite de oliva. Para cozinhar use óleo de canola, girassol ou milho. Também, devemos moderar a ingestão de gema de ovo, miúdos, embutidos e carnes gordurosas.

Os diferentes nutrientes devem guardar equilíbrio entre si, em sua quantidade e qualidade.

O programa Dr. Nutrição irá ajudar você a equilibrar a quantidade desses nutrientes em suas refeições.

{Dr. Nutrição - Programa de emagrecimento}                                                                                                                         

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