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Marketing de conteúdo para comércio na internet

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O que a internet trouxe novos rumos e olhares sobre todos os tipos de negócios, sendo o marketing de conteúdo talvez a maior de todas as suas grandes novidades apresentadas. Está certo que esse modelo de marketing é bem mais complicado de fazer, pois envolve muito mais do que um simples anúncio. Alias, o marketing de conteúdo chama bastante atenção exatamente por não colocar o lucro em primeiro lugar e sim o conteúdo, como o próprio nome já diz. Para entendermos melhor, pense numa revista. Quem compra uma revista, normalmente não está interessado em ver os anúncios entre as páginas e sim um conteúdo. Essa pessoa compra pelo conteúdo porque sua vontade é de se informar, ou se entreter. De repente a pessoa vê um anúncio entre as páginas e fica interessada. Mas veja, o seu interesse inicial, e principal, era pelo conteúdo da revista. Afinal, quem em sã consciência iria numa banca dar dinheiro por um anúncio?

O que acontece é que esse conteúdo da revista é um ótimo atalho aos anunciantes para chegarem e atingirem verdadeiramente grande parte do público-alvo principal da empresa. E quando chegamos na internet, nos deparamos com um lugar cheio de conteúdo. Por isso um site ou blog que se destine apenas a mostrar propaganda e propaganda, tende a sumir do mapa. Ainda fazendo alusão à revista, mesmo se todas as revistas fossem de graça, como é a distribuição de conteúdo na internet, de qualquer maneira os compradores escolheriam revistas com conteúdo e não apenas com anúncio.
MARKETING TRADICIONAL E O DE CONTEÚDO: QUAIS A DIFERENÇAS?
Como já salientado aqui, se procurarmos por uma diferença gigante entre o marketing tradicional e o de conteúdo, seria que no de conteúdo o foco maior é na informação a ser passada, deixando o intuito de vender o produto em segundo lugar. Enquanto isso, o tradicional nós conhecemos bem: é a campanha publicitária diretamente exibida pelos meios de comunicação.

COMO PODERIA DAR CERTO PARA O COMÉRCIO NA INTERNET?
Quem está acostumado somente com o aquele jeito clássico de se fazer marketing pode até se surpreender quando falamos em “informação em primeiro lugar, vendas em segundo lugar”. Mas é só pensar no caso das revistas. A internet é um lugar cheio de informação, com muita gente buscando essa informação e muito pouca gente procurando anúncios publicitários. Logo, sim, o comércio na internet se beneficia em muito do marketing de conteúdo.
Por exemplo: você tem uma empresa especializada em vender utensílios para a cozinha. Com isso pode investir num blog com postagens diárias de receitas ou boas dicas do que fazer na cozinha. Sempre pensando, claro, primeiramente em oferecer um bom conteúdo. A tendência é começar a reunir seguidores, curtidores, inscritos, etc. que adoram preparar receitas e, se adoram preparar receitas, são ótimos compradores de utensílios culinários. Pronto, a maior parte do seu público é formada de clientes já fidelizados ao menos com o conteúdo. Inclusive se agradarão ao perceberem que a empresa visa dar informação ao invés de já ir oferecendo os produtos agressivamente.

A turma que chegou primeiro no uso do marketing de conteúdo para alavancar o comércio é a dos cursos em geral. Por tanto, tem muita gente que só consegue enxergar esse recurso somente com eficácia para empresas educacionais. Contudo, o marketing de conteúdo praticamente é ilimitado. Então aproveite e conquiste bons clientes! 

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